Respiração Completa

24 de maio de 2017 - 11:12 - por YNP, em Dicas de Saúde, 0 Comentarios
Respiração Completa


Lançamos esta semana em nossas redes o conceito "Relaxe na Cidade" traremos através de posts e videos técnicas simples de fácil execução e curta duração para trazer mais qualidade de vida para os nossos dias.

Nada melhor que começar com a respiração, o video já está disponível tanto no instagram @yoganoparque ou no www.facebook.com/yoganoparque e aqui o passo a passo para quem gosta do bom e velho blog.

Técnicamente a respiração yogue é sempre feita pelas narinas, tanto a inspiração como a expiração, na prática de yoga ou mesmo na meditação a respiração é muito importante por centralizar a atenção que está sempre fragmentada em pensamentos, emoções ou desejos, responsabilidades, situações das mais variadas formas. E quando você realiza a respiração pensando nela é isso que acontece, o foco no presente.

A posição sentada para a realização dos pranayamas que são as técnicas respiratórias, pode ser um desafio para quem está iniciando então neste post iremos trazer a atenção para as 3 partes da respiração: baixa, média e alta na posição deitado, é uma técnica simples que não exige muito tempo.


Respiração Completa

Parte 1

Deite-se com as pernas flexionadas e as mãos na região diafragmal como está na foto, ao inspirar você deve levar o ar para a parte mais baixa dos pulmões sentindo o movimento das costelas para os lados, realize a respiração sempre pelas narinas, inspiração/expiração e mantenha o abdômen contraído. Faça alguns ciclos para conhecer a parte mais baixa dos pulmões que pode melhorar a sua absorção de ar em até 60%.


Parte 2

As mãos sobem para a latera das costelas, e levando o ar para a parte mais baixa, preencha a parte média, sentindo o deslocamento das costelas para o lado, nesta fase parte baixa e média trabalham junto. A parte média/intercostal pode melhorar a absorção de ar em até 30%.

Parte 3


Agora as mãos logo abaixo do pescoço na parte alta do peito, inspire preenchendo a parte baixa, média/intercostal e alta, os 10% que faltavam, solte o ar da parte alta, média e baixa, ao inspirar o ar entra preenchendo de baixo para cima, ao expirar de cima para baixo. Realize quantos ciclos achar confortável.



A respiração completa, desperta vitalidade, ajuda a reduzir a ansiedade e prepara o corpo para a meditação.

Boas Práticas.


Namastê

Professor Silvio Lopes